top of page

Formando discípulos | 13

Os Herdeiros do Reino

Texto Base: Mateus 6 e 7


Todo esse capitulo nos ensina sobre a herança que recebemos. Nos tornamos Herdeiros com Cristo. Todo o discípulo de Jesus é filho de Deus, irmão mais novo de Jesus e, portanto, Herdeiro juntamente com Jesus Cristo.


Vamos analisar cada parte importante desse texto e entender melhor essa posição de Herdeiros:


1) Os Herdeiros do reino e a oração - Mateus 6: 1-18

Os herdeiros do reino devem ser movidos pela verdadeira retidão interior, e devem tê-la e pratica-la. Essa retidão os leva á comunhão com Deus, seu Pai. Tal comunhão e consequente retidão antecipam a cruz, onde se tornou possível tê-la. O Pai Nosso - muitas vezes, mais acertadamente, chamando de "Oração do Discípulo". É intemporal que serve como modelo de toda oração, contendo todos os elementos essenciais de uma oração eficaz.


2) Os Herdeiros do reino e o mundo - Mateus 6: 19-34

Como é que aqueles que possuem o verdadeiro motivo da justiça, que vivem na esfera da presença do Pai, devem agir com respeito a riqueza e ao cuidado do mundo.

A Justiça do reino dos céus se desenvolve nos detalhes da vida pessoal. Jesus chama seus seguidores a escolherem seu senhor - Deus ou as riquezas, e a escolherem sua perspectiva de vida - fé ou ansiedade.


3) Os Herdeiros do reino e o juízo crítico - Mateus 7: 1-14

O juízo dos motivos é aqui proibido. Sobre o versículo 6, conforme 2 Pedro 2.22, em que "cão" e "porca" simbolizam os legalistas. A oração é a cura da tendência ao julgamento.

A "regra de ouro" (v.12) resume os motivos humanos correto. As duas estradas.

Somos levados automaticamente a julgar tudo ao nosso redor diariamente, geralmente julgamos a partir de nós mesmo. Julgamos meio que sem querer, nossa natureza humana é assim, e temos que conscientemente refletir nossos julgamentos, sabe esse é um sério alerta para nós, porque o texto está nos dizendo que a medida que nós julgamos é a mesma que será usada para nos julgar.


Aqui Jesus está nos ensinando a pedir a Deus que possamos ser mais compassivos para com o outro, o mesmo texto nos instrui a pedir dizendo que se pedirmos receberemos.

Então peça por compaixão.

Pois o caminho é estreito, a porta é apertada e nós necessitamos de compaixão, misericórdia e graça.


Leia Salmos 1, e reflita nele.


4) Os Herdeiros do reino são alertados contra os falsos profetas – Mateus 7: 15-20

Ah! Como é bom quando somos alertados antes de um acidente, não é mesmo? Quando recebemos um conselho e seguimos e vemos o livramento.

Aqui Jesus está nos alertando sobre aqueles que poderão nos levar para fora do caminho.

Aqui aprendemos com Jesus a olhar os frutos, aqui frutos podemos defini-los como resultado, as ações, reações, a vida da pessoa. Por exemplo uma pessoa cheia do Espírito Santo não pode dar frutos de ódio, nem de desgraça. Uma pessoa que é discipula de Cristo e por tanto Herdeiro é sim cheia do Espírito Santo e essa pessoa vai produzir frutos de: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.


Conclusão


Viemos a essa terra com uma missão principal implantar o Reino dos céus nela, colonizar as pessoas que aqui habitam, porem ainda não conhecem essa cultura salvadora.

O que você tem feito a cada novo dia para manifestar a glória de Deus e estabelecer o Reino? Não estamos falando de coisas mirabolantes, mas de atitudes simples como uma palavra, abraço, sorriso, oração, etc... que podem mudar a realidade ao seu redor. Seja intencional, pense em algumas pessoas próximas e crie estratégias para abençoá-las.


Autora: Prª Isadora Mendonça


ree

Comments


bottom of page