top of page

Formando discípulos | 16

Discípulo: guiado ou rebocado?


Texto base: Romanos 8:14; 2ª Crônicas 22:1-12; 24:1-25)


Quando aceitamos a Jesus, começamos a nossa caminhada para o céu. Nos foi prometido que não estaremos só nessa caminhada, e embora tenhamos líderes, temos alguém ainda mais precioso para estar sempre próximo (João 14:26). Precisamos aprender a nos relacionar com o Espírito de Deus para que não sejamos guiados pelas nossas emoções ou sempre dependentes de pessoas para estarem nos “rebocando”. Precisamos entender que o Espírito Santo é uma pessoa assim como Jesus, sendo Ele a terceira pessoa da Trindade e que recebeu a missão de nos guiar (João 16:7-14). Sendo assim, as pessoas que Deus coloca em nossa vida, estão ali apenas para serem mentores, facilitadores, exemplos de como podemos ser guiados pelo Espírito de Deus.


Vamos ver a vida de 02 homens mencionados na Bíblia: Joás e Joiada. O primeiro é um exemplo a não ser seguido, enquanto o segundo foi guiado por Deus.


Joás foi alguém que apesar de ter um verdadeiro mentor ao seu lado, não aprendeu com ele, sendo “rebocado” por toda a vida e perdeu tudo que Deus o tinha dado. Essa é uma das histórias mais tristes da bíblia, a de Joás, descrita em (2ª Crônicas 22 à 24).

Lições aprendidas sobre o perigo de ser “rebocado”:


1ª) Aprenda a identificar e lutar contra o inimigo (2ª Crônicas 22:1-12)

O inimigo quer nos destruir (João 10:10). Quanto mais cedo entendermos que não devemos depender de líder ou pastor, mas apenas do Espírito Santo para vencer o diabo, vamos crescer conscientes da nossa responsabilidade. Deus livra a vida de Joás quando ele ainda era criança. Atalia, usada pelo inimigo, queria matar todos da família real. Mas Jeosabeate, esposa do sacerdote Joiada, escondeu Joás e não permitiu que Atalia o matasse. Se não aprendermos a discernir quem é o inimigo e o que ele deseja quando somos “novos”, vamos crescer achando que sempre teremos quem nos defenda, não nos prepararemos e nem estaremos alerta contra o inimigo (1ª Pedro 5:8). Em algum momento, Deus vai usar seu líder, mas você precisa aprender a se defender “sozinho”.


2ª) Precisamos crescer para cumprir nosso chamado (2ª Crônicas 24:1)

Há um tempo para Deus nos conceder aquilo que temos direito (Gálatas 4:1). Carros não são dados a crianças porque ainda não estão preparadas para dirigir. Precisamos crescer, amadurecer, para viver o que Deus preparou para nós. Deus providenciou pessoas para estarem ao lado de Joás desde a infância até seu crescimento. Ele não estava só. Ele estava protegido, era ensinado, recebia tudo o que era necessário para viver. Joás, então vive a concretização do sonho de ser rei. Joás precisou crescer para se tornar o que era prometido. Não viveremos o propósito de Deus para nossa vida se não crescermos e vivermos sempre dependentes de “muletas espirituais”.

Você não pode depender do seu líder ou pastor para buscar a Deus (meditar na Palavra, orar, jejuar). Você precisa crescer e “caminhar com suas próprias pernas”.


3ª) Aprenda com seus líderes e anciãos (2ª Crônicas 24:2, 15)

Quando Joás era criança e seu líder Joiada era vivo, ele “...fez tudo o que era reto aos olhos do Senhor...”. Mas as pessoas casam, se mudam, morrem. Não temos elas para sempre ao nosso lado, então precisamos aproveitar a oportunidade de aprender com a vida delas. Joiada envelheceu e morreu, então a história de Joás se transformou em uma catástrofe, pois ele não colocou em prática todo o aprendizado e exemplo que presenciou por meio de Joiada, seu líder. Ele não era guiado, era rebocado. Joiada foi um instrumento que Deus usou para guiar Joás no caminho do sucesso. Preste atenção: um dia o que serve de apoio para você vai envelhecer, e então, o que o que terá aprendido nesse tempo?


4ª) Escolha os melhores conselhos (2ª Crônicas 24:17-22)

O grande problema é que alguém que consegue enxergar e começa a usar óculos, se acostuma com o uso, e depois que tira, não consegue enxergar como antes. Fica dependente. Alguém que caminha com dificuldade e passa a usar uma muleta, se vier a perdê-la, irá procurar outra para substituir. O juízo de Deus veio sobre Joás, pois ele não permaneceu buscando a orientação de Deus como seu líder. Ele buscava a orientação de homens. Quando Joiada morre, então Joás passou a ouvir conselhos de seus amigos e não deu lugar para Espírito de Deus orientá-lo no caminho certo. Deus tentou advertí-lo através do profeta, filho de Joiada. Deus sempre vai tentar nos fazer voltar ao caminho quando estamos nos desviando, mas precisamos aprender a ser sensíveis a Sua voz. Quer conselhos? Primeiro busque em Deus, os homens falham, Deus não. Se você se acostumar a ouvir a voz dos homens, estará sempre buscando quem possa aconselhar e desprezando a direção do Espírito.


5) Ser rebocado nos leva aonde não queremos ir (2ª Crônicas 24:23-25)

Você já teve seu carro rebocado? Se s resposta for sim, sem dúvida ele foi para onde você não queria que ele fosse. O reboque ou leva para o pátio de apreensão de veículos, para a oficina mecânica ou para o ferro velho. Como Joás não aprendeu a ser guiado pelo Espírito Santo, o “reboque” o levou a derrota. Joás foi derrotado porque se negou a seguir uma orientação espiritual por meio do profeta. Ele não tinha mais quem o guiasse e por isso deixou o Senhor. Toda a derrota em nossa vida começa quando não aprendemos a ouvir a voz do Espírito. Ele pode nos falar pela Palavra, por meio de homens e mulheres cheios do Espírito e o seu propósito é nos levar a conhecê-lo.


Conclusão


Ser discípulo é aprender com o líder, não depender dele. Dependemos apenas de Deus. Não há nenhuma menção que Joás aprendeu com Joiada. Joiada era um guia, mas Joás o tratou como um reboque. Não aprendeu nada com ele, mas sempre se apoiou nele.


Haverá um momento em sua vida que você precisará ser rebocado, mas entenda que Deus levanta líderes, guias, mentores, Ele não levanta “reboques”. A diferença do guia para o reboque é que o guia mostra o caminho, enquanto o reboque te leva por ele.


Um dia Deus vai levar o “seu Joiada” (24:15). Será que seu fim será como o de Joás?


Aprendeu que o propósito de Deus é que você seja guiado pelo Espírito Santo e não rebocado?


Autor: Pr Jessé Junior


ree

Comments


bottom of page