top of page

Formando discípulos | 12

A vida do Reino para os discípulos – Parte II


Texto Base: Mateus 5: 13-48


Aqueles que se arrependem dos erros que cometem e vivem segundo essa nova perspectiva, onde se arrependem genuinamente, pedem perdão, perdoam. Tornar-se-ão também o sal da terra e a luz do mundo.


O sal tem o poder para conservar e dar sabor, ou seja, o sal é poderoso e sem ele nossa vida não tem graça, você já comeu uma comida sem sal? não tô falando de pouco sal, e sim algo totalmente sem sal. É uma experiência muito ruim, é estranho na boca e nossa vontade primária é pôr para fora.


Você sabia que antigamente o sal era usado para conservar alimentos, para mantê-los frescos.

Assim também são os discípulos de Jesus, que influenciam positivamente o mundo.


Como você tem influenciado sua família? seus filhos? esposo (a)? seus pais? seus amigos? as pessoas do seu trabalho? ou na escola?



Nós somos influenciadores, contudo é necessário pensar se tem sido positivo ou negativo?

Os discípulos de Jesus têm a vida do Reino dentro de sim como testemunho vivo, aqueles que estão no mundo e ainda sim tem a luz.

O mundo verá a luz do Reino por meio das boas obas feitas pelos discípulos de Jesus com a consequência que o Pai seja Glorificado.


Os discípulos de Jesus vão entrar no Reino de Deus, contudo é necessário que este discípulo:



Observe – Mateus 5:19

Aquele que tem sua atenção voltada para algo, ou alguém, com olhar dedicado, atento, analítico, com sua concentração focada, e Jesus quer nossa atenção para seus mandamentos para o nosso comprometimento a conhece-lo.


Ensine - Mateus 5:19

Aquele que passa adiante o ensino de Jesus verdadeiro, como você distingue o falso do verdadeiro? (pergunte a seus discípulos?


Resposta: Conhecendo o verdadeiro.


Quanto mais você convive com o que é verdadeiro, conhecendo seus detalhes, características, sinais, mais facilmente você irá detectar o que for falso, por mais parecido que seja, sua familiaridade com o verdadeiro te fará um perito em saber quando o falso se apresentar.


E sua justiça exceda ao dos religiosos - Mateus 5:20


Jesus aqui nos chama para uma qualidade de justiça diferente da dos religiosos, os religiosos se orgulham de sua obediência externa, de cumprir a lei aos olhos das pessoas, contudo seu coração está impuro. A justiça do Reino trabalha de dentro para fora.

Nestes versículos vemos que a interpretação do A.T. feita por Jesus é antítese das interpretações e aplicações equivocadas feitas pelos líderes religiosos.

Ao introduzir seus comentários repetidas vezes com: “ouvistes o que foi dito” Jesus não estava corrigindo o A.T. e sim as interpretações equivocadas dos religiosos que eram impostas na época.


Jesus ensina sobre algumas questões do nosso cotidiano a luz do Reino de Deus:

  • Ira – Mateus 5: 21-26

  • Adultério - Mateus 5: 27-30

  • Divórcio - Mateus 5: 31-32

  • Juramentos - Mateus 5: 33-37

  • Vingança - Mateus 5: 38 - 42

  • Amar aqueles que julgamos nossos inimigos - Mateus 5: 43-48

Conclusão

O verdadeiro evangelho aponta para Cristo, para a sua obra redentora, para seus ensinamentos, portanto, a obediência está diretamente relacionada com o amor. Pois se amamos a Deus, vamos obedecer a seus ensinamentos (João 14:15)


Mais como vamos obedecer sem conhecer?


Para conhecer alguém e aprender a respeito é preciso ter tempo de qualidade, exige intenção, convivência, dialogo e o desejo de querer estar junto.


E com quem você tem gastado mais tempo, será que tem sido com pessoas, ou com coisas?

Te desafio a passar esse tempo com Deus.


Autora: Prª Isadora Mendonça


ree

Comments


bottom of page