top of page

Formando discípulos | 09

O Perfil do discípulo


Texto Base: Lucas 9:57-59


Embora de maneira implícita, esse texto nos mostra que todo discípulo possui um perfil. Mas o que é um perfil? O perfil é a “cara” do discípulo. Se você vê um perfil no Facebook ou no Instagram, você logo identifica o dono dele. Ali tem a foto e as características que o definem, como: nome, data de nascimento... E o mesmo acontece com o discípulo de Cristo: é possível identificá-lo ao olhar o seu perfil. Então, analisaremos agora “a cara” ou “perfil” do discípulo:


1ª – Seguir Jesus no caminho – “Quando andavam pelo caminho um homem lhe disse... (v. 57)


Falar sobre relacionamento com Cristo. O que é seguir Jesus? É andar com Ele diariamente. Não basta estar no caminho (Igreja), é preciso falar com Ele (oração) e ouvir o que Ele diz (Palavra). É necessário “desfrutar” da companhia de Cristo e caminhar com ele (Gn 5:24).


2ª – Calcular o custo do discipulado – “...o Filho homem não tem onde repousar...” (v. 58)


Falar sobre a decisão diária de seguir a Cristo. Essa decisão não deve ser motivada por nenhuma espécie de benefício pessoal (prosperidade, cura, libertação, emoção, bem-estar...) porque tudo isso passa (2ª Coríntios 4:18). Devemos refletir e seguir Jesus baseado na convicção de que necessitamos de um Salvador. Se você é alguém que não é convicto e seguro com as suas escolhas, vai sempre se justificar quando estiver passando dificuldades (Marcos 4:16-19) ou for questionado. “A justificativa você carrega, mas a convicção carrega você”.


3ª – Ser chamado por Jesus – “A outro Jesus disse: ‘Siga-me’...”(v. 59a)


Falar sobre a resposta ao convite de Cristo. É sempre Jesus quem nos chama para o discipulado, não podemos nos “autoconvidar”. Ele bate à porta, cabe a nós abrir ou não (Apocalipse 3:20). Uma vez que somos convidados, temos que escolher responder positiva ou negativamente ao chamado por Cristo. Jesus não nos força, Ele nos dá a liberdade de escolha (Lucas 9:23).


4ª – Renunciar a tudo o que tem – “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai. Jesus lhe disse: Deixe que os mortos sepultem seus mortos...” “Ainda outro disse: Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família.” (v. 59b, 60a, 61)


Falar sobre abnegação. Uma renúncia total e voluntária. Renúncia não se resume apenas em coisas más, ruins, prejudiciais como pecados, mas inclui coisas boas e lícitas como dinheiro, bens, comida, hobbies, tempo, família, amizades... por amor a Cristo. É se separar de tudo aquilo que não está de acordo com a vontade de Deus para nossas vidas (Gênesis 12:1).


5ª – Proclamar o Reino de Deus – “...você, porém, vá e proclame o reino de Deus.” (v. 60b)

Falar sobre a necessidade de compartilhar o Evangelho. A palavra ‘Proclamação’ no original grego é Kerygma: é a pregação ou anunciação pública de toda a verdade de Deus em Cristo, revelando a sua pessoa (quem Ele é) e sua obra (o que Ele fez). A pregação na igreja ou célula para edificação do Corpo de Cristo (aos que já são cristãos) e a pregação aos perdidos (o evangelismo para aqueles que ainda não se converteram) dependem dessa anunciação (2ª Timóteo 4:2-5). As pessoas precisam conhecer a Cristo e o que Ele fez para serem convencidas da necessidade de um salvador (Romanos 10:13-15). Somente a pregação da Palavra é suficiente para alcançar os corações (Marcos 4:14-20).


6ª – Nunca olhar para trás – “Jesus respondeu: Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. (v. 62)


Falar sobre a perseverança. Olhar atrás, aponta para a ideia de saudade da vida passada sem Cristo (Gênesis 19:26). Não precisamos temer o futuro, porque quem está preparando é Jesus (João 14:2, 3). Somos desafiados a permanecer em Cristo mesmo diante da perseguição, das perdas, do sofrimento (2ª João 1:9). Todo discípulo que é fiel mesmo em meio as dificuldades enfrentadas durante a caminhada, será recompensado por Cristo (Mateus 10:22; 24:13; Apocalipse 2:26).


Conclusão


Se você pudesse desenhar, ou melhor descrever um perfil de um discípulo de Jesus como seria?

Refla: Você possui ambas as características pontuadas aqui neste estudo? O que precisam para obter?


Autor: Pr Jessé Junior


ree

Comments


bottom of page