Formando Discípulos | 03
- Isadora Mendonça

- Oct 18, 2022
- 3 min read
Um líder com uma vida acima da mediocridade
Texto base: Atos 4:36
O livro de Atos dos apóstolos faz uma síntese da vida de José Barnabé, filho de exortação, (Atos 4.36), um dos maiores líderes da igreja cristã primitiva. Um líder que foi inspiração e referência, teve uma influência positiva entre os cristãos primitivos e serve como um excelente exemplo para qualquer pessoa que deseja servir a Deus e aos outros e ser um líder que tenha uma vida acima da mediocridade.
Quero fazer menção a algumas características de Barnabé:
1) Homem generoso (Atos 4.32,37)
A generosidade é a marca de um líder. Todo aquele que se propõe a servir a Deus com todo o seu ser deve lutar para ter um coração voluntário e generoso na sua obra. Não basta ter voz de comando, é necessário doar-se a si mesmo para tornar-se um líder. A verdadeira liderança, segundo Jesus Cristo, consiste no servir e não em ser servido.
Um líder acima da média tem um coração disposto e uma larga visão. Além de todos os outros traços de seu caráter, devemos acrescentar seu forte espírito de fraternidade para com seus irmãos em Cristo. E, assim, ser guiado pelo Espírito Santo a ofertar para suprir a necessidade daqueles que não têm. Toda a disposição de contribuir generosamente e livremente vem do Espírito de Deus.
2) Reconhecedor de valores
A grande virtude de um líder é ver em outros a capacidade que talvez não tenha em si e promovê-los a fim de ver o Reino de Deus ser favorecido. Afinal, ninguém faz tudo sozinho, sabe tudo, ou não necessita aprimorar-se mais. Barnabé reconheceu que Paulo estava realmente convertido e trabalharam juntos na divulgação do evangelho. Ele era homem de visão e pôde discernir bem as coisas do mundo espiritual. Assim, não temeu reconhecer o valor de Saulo e conseguiu incentivar os outros apóstolos a compreenderem que, agora, Saulo não era mais um perseguidor. (At 9.26-28).
Deus lhe proporcionou o dom de liderança, e ele conquistara o respeito e a confiança dos crentes. Não hesitava em utilizar-se dessa posição vantajosa a fim de ajudar outras pessoas. Demostrando a estabilidade e a empatia de um autêntico líder cristão.
3) Criador de oportunidades
Ele era um homem irrepreensível, longânimo e cheio de misericórdia. Não só pelo fato de ter dado oportunidade a Paulo quando recém convertido, mas também a João Marcos, seu sobrinho ainda bem jovem, que na primeira viagem missionária abortou a missão na Perge da Panfília, voltando para Jerusalém (Atos 13.13). Porém, Barnabé investiu na vida dele, dispôs-se a perdoar-lhe, dando-lhe oportunidade de ir na segunda viagem missionária. Precisamos de líderes que sejam homens bons, homens que dediquem seu tempo e seu coração para investir na vida de outras pessoas. Um líder acima da média cresce e ajuda outros a crescerem.
4) Líder voluntário e humilde (Atos 11:19-24)
Havia em Barnabé uma admirável nobreza de caráter e, por esse motivo, muitos se uniram ao Senhor. Lucas, o autor do livro de Atos, elogia-o, dizendo que o grande segredo do crescimento da Igreja estava naquele servo de Cristo, Barnabé, que “era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (Atos 11.24). Para que a Igreja do Senhor continue atraente aos que estão do lado de fora, é necessário que os seus líderes tenham um caráter firme e reflitam de fato o Senhor Jesus. Barnabé era um homem cheio do Espírito Santo. Sua vida, suas palavras e suas atitudes eram governadas pelo Espírito de Deus.
Barnabé não era perfeito! Apesar de ser um excelente exemplo, ele era humano e capaz de errar. Como qualquer um de nós que nos dispusermos a ser líderes. E um líder que quer viver uma vida acima da mediocridade entende que não é perfeito, porém busca a perfeição em Deus, busca ser cheio do Espírito Santo e ter um coração em Deus, esvaziado de sim mesmo.
Conclusão
Precisamos de líderes que transbordem do Espírito, homens e mulheres que sejam vasos de honra, exemplo para os fiéis, bênção para o rebanho de Deus. Quando os líderes andam com Deus, eles influenciam seus liderados a também andarem com Deus. Por isso, a vida do líder é a vida da sua liderança. Deus está mais interessado em quem o líder é do que no que o líder faz.
Por isso, líderes de excelência, líderes extraordinários, tenham uma vida cheia do Espírito Santo e acima da mediocridade.
Pergunte a si mesmo:
O que eu preciso MUDAR para sair da zona da mediocridade?
O que eu preciso FAZER para sair da zona da mediocridade?
Agora peça para eles listarem as coisas pontuadas e praticarem.
Autora: Prª Amarilda Pereira

_edited_edited.png)
Comments